domingo, 7 de abril de 2013

«Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial»




Depois de terem trabalhado juntos no argumento de Roda Livre, Wes Anderson e Owen Wilson escreveram esta paródia de filme. Os Tenenbaums – Uma Comédia Genial retracta as peripécias e tragédias da família de Royal Tenenbaum (Gene Hackman), um advogado que volta para junto da sua família ao fim de anos de ausência. Esta família de jovens talentos compreende o genial jovem investidor Chas (Ben Stiller), o tenista campeão Richie (Luke Wilson) e a dramaturga Margot (Gwyneth Paltrow), filha adoptada.

Tendo-se afastado dos filhos e da esposa Etheline, Royal regressa para ver sua mulher a ter um caso com Henry Sherman (Danny Glover), acendendo-se algum fogo da paixão que alimentou o casal no passado. Para obter o respeito e carinho da família, Royal finge ter um cancro terminal e pede para ser acolhido pelos seus para que o tratamento faça melhor efeito, mas o esquema corre mal quando descobrem que o patriarca se alimenta de fast food e os comprimidos que este toma são, na realidade, tic tacs. Entretanto, o romancista e amigo chegado da família Tenenbaum, Eli Cash (Owen Wilson), disputa Margot com o seu melhor amigo e irmão desta, Richie. 

Esta película segue a acção habitual nos filmes de Wes Anderson, através de boas doses de humor inteligente, seco e sério, melancolia, corações partidos e alguns problemas emocionais; o elenco contribui de sobremaneira para que a experiência da família Tenenbaum da Nova Iorque dos anos 70 seja ainda mais hilariante e ao mesmo tempo delicada. No fundo, ver uma família algo disfuncional e distante reatar os velhos laços de sangue – mesmo que isso implique fazer de conta que se tem uma doença terminal -, é algo verdadeiramente imoral… mas Anderson e Wilson conseguiram transmutar essa maldade em boa disposição.

A comédia estreou por cá no auge da carreira de Ben Stiller – Zoolander, Doidos por Mary, Um Sogro do Pior -, mas devido à narrativa de inclinação indie, o resultado final não foi o espero. No entanto é uma pena, pois o filme é bestial.

Sem comentários:

Enviar um comentário