quinta-feira, 20 de setembro de 2012

«Paranoid Park»

 
À excepção de Milk, creio que nenhum outro filme de Gus van Sant teve um grande impacto no cinema de massas, e estamos a falar de um realizador que já nos trouxe Last Days (que se baseia nos últimos dias de Kurt Cobain) e Elefante (incide sobre o massacre de Columbine, que ocorreu em 1999), entre outros bons filmes.
 
Paranoid Park é, como habitual nas películas de van Sant, um filme moderadamente depressivo onde as personagens padecem de algo que as perturba profundamente. Passa-se em Portland, Oregon, perto da Meca do grunge, Seattle, onde um miúdo de 16 anos mata acidentalmente um homem. Alex (Gabe Nevins) é um miúdo inseguro, algo alienado, que está a aprender a lidar com a separação dos pais e que namorada com uma rapariga que não o faz sentir feliz. Jennifer (Taylor Momsen), a namorada, é a típica rapariga suburbana dos Estados Unidos: loira, olhos azuis, é cheerleader e interessa-se por futilidades. Alex é o oposto: preocupa-se com a guerra no Iraque e preocupa-se com o que o rodeia, embora o próprio – e isto é a sensação com que fico – não se aperceba que não consegue lidar com o que o faz sentir-se infeliz. Alex não aborda a questão da separação dos pais, mas por vezes é evidente que isso o magoa.

Paranoid Park é o maior parque de skateboarding de Portland, ou pelo menos o mais fixe, no qual todos os rebeldes querem parar e conhecer pessoal mais alternativo. Ali é onde a cultura hardcore punk e rock vive, é lá que os miúdos vão curtir o fim das aulas, é lá onde a malta vai fumar uns cacetes para aliviar a pressão do dia-a-dia. Ao pé deste parque, Alex mata em legítima defesa um polícia que o vai repreender atacar por se meter num comboio sem pagar bilhete. O realismo desta cena brutal – o polícia fica literalmente cortado em dois – é um dos aspectos mais impressionantes do filme.

A calma das personagens e a também tranquilidade dos cenários onde o filme se desenvolve são psicologicamente pesados: fica sempre a sensação de que algo inquietante se vai passar a seguir. Gus van Sant fez aqui uma boa adaptação do romance de Blake Nelson, do mesmo título, como seria de esperar. Não sendo um filme estrondoso, Paranoid Park é estimulante e bem indie para os amantes do género.

Realização: Gus van Sant
Argumento:
Gus van Sant, Blake Nelson

Sem comentários:

Enviar um comentário