quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gabriel García Márquez «Os Funerais da Mamã Grande»



É um facto incontornável que Gabriel García Márquez já não vai escrever mais nenhum conto e muito menos um romance devido aos seus graves problemas de perda de memória, porém, ficará para sempre a extensa obra daquele que me parece ser o mais fantástico e cativante contador de estórias da América latina.

Esta obra reúne oito textos repartidos por sete contos e uma novela que dá precisamente o título ao livro, ao largo de aproximadamente 150 páginas e um preço actual que ronda os 5€ em praticamente todos os locais habituais. Se já conhece um pouco da obra de Márquez, se já leu A Hora Má: O Veneno da Madrugada e Cem Anos de Solidão – aquele que António Lobo Antunes classifica como um romance perfeito – certamente que reconhecerá o espaço e o tempo destas estórias: estamos, pois, no final do século XIX/inícios do século XX da famosa aldeia de Macondo, a terra do coronel Aureliano Buendía e outros ilustres.

O pai do realismo mágico elaborou aqui – mais um – grande cruzamento entre personagens que vão aparecendo em vários romances e contos desde, sensivelmente, os anos 60 até ao fim da sua actividade de escrita: um funeral de uma personagem emblemática rainha de Macondo, um dentista revolucionário que tira um dente a um coronel autoritarista, ladrões de bolas de bilhar, pássaros que caem mortos sobre as casas, um padre que viu o demónio três vezes, um carpinteiro que constrói uma das maiores e mais belas gaiolas do mundo, uma viúva com saudades do marido tirano, etc. Tudo isto é Gabriel García Márquez; tudo isto é política, religião, sociedade, ócio e miséria.

A obra é mais que recomendada para os fiéis leitores da obra do Nobel colombiano e um excelente ponto de partida para aqueles que se querem iniciar no universo mágico de Macondo.

Sem comentários:

Enviar um comentário