quinta-feira, 12 de julho de 2012

«American Pie: O Reencontro»


Treze anos depois do primeiro American Pie e de todas as sequelas e franchisings desnecessárias, os rapazes e raparigas do East Great Falls High School reúnem-se para um fim de semana escaldante e nostálgico. Sim, parece que foi ontem que Jim fornicou uma tarde de maçã para ver como realmente a coisa era

Muito mudou na vida dos adolescentes de Michigan: Jim e Michelle casaram-se e têm um filho, Oz e Heather e Kevin e Vicky seguirem vidas amorosas separadas, embora seja ainda evidente que a atracção está lá, Finch continua apaixonado pela mãe do Stifler, Stifler continua o mesmo miúdo irresponsável, e o pai de Jim está pronto a reencontrar o amor após ter perdido a esposa. Em termos de filme enquanto filme, American Pie: O Reencontro é previsível em todos os aspectos e a receita que fez do primeiro um grande sucesso, continua presente: nudez, actores e actrizes de 30 anos a passarem-se por 18 anos, piadas estúpidas, rapazes da Men’s Health, raparigas da Maxim, partidas infantis e mais coisas estúpidas. Mas resulta tudo de forma razoável.

Depois de se reunirem e verificarem que ainda continuam a ser os mesmos miúdos de sempre, todos estão convidados para uma mega festa e baile de gala no antigo liceu onde todos conjecturaram planos infalíveis para a perda da virgindade – sim, o Sherminator e Nadja também marcam presença, assim como a invocação do termo MILF!. O sentimento de déjà vu e previsibilidade é enorme, mas isso não tira a diversão que a película pode proporcionar. Não estaríamos à espera de muito grande por parte de actores que nunca fizeram nada de realmente importante ou ousado desde a saga American Pie, pois não? No caso de Mena Suvari a situação é ainda mais embaraçosa: um super papel em Beleza Americana e meia dúzia de papéis insignificantes noutros filmes também da mesma categoria.

American Pie: O Reencontro tem à sua volta um sentimento de ternura e nostalgia para quem seguiu a evolução (regressão, neste caso) da franchise – para os adolescentes que obtêm o primeiro contacto com este Jim & Companhia, acredito que seja o seu filme do ano.

Título original: American Reunion
Argumento: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg, Adam Herz
Realização: Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg

2 comentários:

  1. Que sequela fantástica esta! O "American Pie" acompanha-nos há anos, com as suas piadas idiotas e atrevidas :)) Aconselho!!

    ResponderEliminar
  2. Hehe um filme engraçado! Mas só gosto de primeiro e deste, o resto não me diz nada!

    ResponderEliminar