terça-feira, 5 de junho de 2012

«Moneyball - Jogada de Risco»


Um grande orçamento nem sempre é significado de vitória, ou muito menos de vitória fácil. Na maioria das vezes, as equipas com um maior nível de dinheiro para gastar conseguem contratar os melhores jogadores e técnicos, rentabilizando o investimento feito pois o retorno é sempre substancial. Aconteceu assim no mundo desportivo com os Minnesota Twins de 1987, com a Dinamarca 1992, com a Grécia de 2004, com os Chicago Bulls de 1991, com os Detroid Pistons de 2004, entre outros.

Este filme, baseado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game de Michael Lewis, é sobre o mundo do beisebol (“baseball” soa melhor) e retrata a história de Billy Beane (Brad Pitt), uma jovem promessa do início dos anos 80 mas que nunca correspondeu às expectativas e que terminou a carreira nos Oakland Athletics. Os A’s, como são conhecidos, equipa criada em Filadélfia – foram primariamente os Philadelphia Athletics -, são uma equipa com poucos títulos na Major League Baseball que tem como Director Geral Beane desde 1998 e que em 2001, ano em que perderam jogadores-chave para os tubarões da Liga. Billy Beane é visto hoje como um homem revolucionário do desporto norte-americano graças ao que alcançou com esta equipa.

Beane recruta para seu braço direito Peter Brand (Jonah Hill), um assistente que se baseia em estatísticas aos Cleveland Indians, e ainda que inicialmente fosse complicado explicar à direcção que o jovem Brand, de 25 anos, iria ser influente na reestruturação da equipa, o sucesso chega a Oakland. A grande mudança passa essencialmente por recrutar jogadores com pouca influência, jogadores que praticamente têm as suas carreiras arrumadas, e também contempla o despedimento de alguns jogadores com muitos anos de serviço.

O objectivo de Brad Pitt é apenas um: vencer o campeonato. Esta tarefa é virtualmente impossível, tendo em conta o reduzido orçamento e a dimensão dos A’s no beisebol, mas nada é impossível. Pitt e Jonah atingem nesta película prestações adequadas às personagens que interpretam, representam muito bem a pressão e o clima louco que é fazer parte de uma equipa profissional de um desporto com a grande dimensão que o beisebol tem na América do Norte, mas o mesmo não se pode dizer dos actores que interpretam os jogadores. As cenas onde se desenrolam jogam raramente apresentam os jogadores a jogarem verdadeiramente e, em vez disso, são-nos apresentados ângulos alargados e distantes do relvado com ocasionais lançamentos/tacadas junto à base. É este o grande defeito deste filme.

O filme ganha outra dinâmica com a filha de Beane, que ensina ao pai, através de uma canção acompanhada por guitarra, que vencer não é importante, somos todos perdedores, por isso mais vale desfrutar do espectáculo. Moneyball - Jogada de Risco é um agradável exercício de determinação desportiva, mais entusiasmante que Jerry Maguire, por exemplo.

Título original: Moneyball
Argumento: Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Michael Lewis
Realização: Bennett Miller

Sem comentários:

Enviar um comentário