quarta-feira, 20 de junho de 2012

«Kick-Ass - O Novo Super-Herói»


Um geek de óculos e devorador de BDs tem por sonho tornar-se num novo super-herói para conquistar assim o respeito de todos e o amor das mulheres. Próximo passo: encomendar um fato ridículo de mergulhador ou algo que o valha e algo para tapar a cara para ir para a rua combater o crime. Primeiro round: um enxerto de porrada e uma facada no estômago. As coisas não correram muito bem, daí que à segunda correrá melhor, ou menos pior, claro. 

Esta é a nova vida de Dave Lizewski (Aaron Johnson), um zé ninguém cuja vida não lhe corre nada bem. Do outro lado está Damon Macready (Nicolas Cage), um ex-polícia que perdeu a esposa e foi tramado pelo barão da droga Frank D'Amico (Mark Strong), que tem agora que tomar conta da filha de dez anos. Educar uma criança não é tarefa fácil: devemos oferecer-lhe amor, carinho, dedicação, brinquedos e certificar-nos de que ela crescerá num ambiente saudável e pacífico. Podemos também fazer como Damon e criar uma máquina assassina perfeita, podemos também igualmente (porque não?) fazer uma dupla de super-heróis pai/filha. 

Pelo meio, Dave tem que conquistar o amor de Katie (Lyndsy Fonseca), uma das raparigas mais giras do liceu, mas as coisas não correm mesmo nada de feição ao protagonista: há um rumor de que ele é homossexual. O melhor, portanto, será fazer proezas a combater o crime e colocar vídeos dessas façanhas no You Tube. Uma vez mundialmente conhecido, Dave tem motivos de sobra para arranjar forma de ser espancado, mas à última da hora lá aparecem Hit Girl (Chloe Moretz) e Big Daddy para salvar a situação, pois claro. Kick-Ass - O Novo Super-Herói é uma comédia divertida e moderadamente original que explora o lado menos bom dos super-heróis, utilizando algum humor negro para amenizar momentos dolorosos dos que fazem justiça pelas próprias mãos. 

Ao contrário de algumas tentativas falhadas que tentam abordar este lado mais realista dos heróis, como por exemplo Super, esta adaptação da banda-desenhada de Mike Millar é capaz de evitar de levar ao extremo os momentos de fúria por conta própria das personagens heroínas, ainda que inclua também situações fortuitas e inverosímeis – e isso tinha que estar presente, obviamente. Kick-Ass é um falhado e franzino super-herói salvo por uma menina de dez anos que sabe brincar às pistolas como um adulto. De facto, Chloe Moretz torna-se quase na personagem central deste filme, emprestando uma boa maturidade ao papel de Hit Girl.

Enfim, não sendo um filme estrondoso e obrigatório, este Kick-Ass - O Novo Super-Herói é um poço de boa disposição e entretenimento – e uma oportunidade única para Nicolas Cage esquecer a anedota de filme que Ghost Rider é.

Título original: Kick-Ass
Argumento: Jane Goldman, Matthew Vaughn, Mark Millar
Realização: Matthew Vaughn

Sem comentários:

Enviar um comentário