quinta-feira, 6 de outubro de 2011

José Cardoso Pires «Dispersos 1 Literatura»


Em 2005 celebraram-se os 80 anos do nascimento de um dos maiores vultos da Literatura portuguesa, o meu querido e estimado companheiro de várias horas ao largo de páginas e mais páginas de pura magia literária. José Cardoso Pires faleceu em 1998 mas a sua memória tem que perdurar em forma de personagem de extrema influência nas letras e na cultura portuguesa, um pequeno génio que tem que ser descoberto pelas novas gerações de leitores.

Para celebrar o nascimento do autor, a D. Quixote publicou uma obra mais que essencial de grande valor, reunindo vários textos publicados em revistas, jornais, catálogos de exposições de amigos e prefácios de livros de 1943 a 1997. Dividida em três grandes capítulos que albergam vários subcapítulos, este livro explora a Literatura portuguesa e a estrangeira sem qualquer tipo de ordem cronológica, embora haja um índice para a mesma cronologia. Relembrando a obra e importância dos amigos Alves Redol e Carlos de Oliveira, passando pela análise à importância de Aquilino Ribeiro, Mário Dionísio, Raúl Brandão e elogiando o outro seu grande amigo, António Lobo Antunes (entre muitos outros), o autor entre ensaios e críticas oferece-nos a nós, os leitores, a sua visão sobre estes referidos, oscilando ao mesmo tempo em “ataques” a escritores de menos envergadura criativa. Entre os estrangeiros, há Proust, há o contador de estórias e fundador da Pátria de Macondo, o grande Gabriel García Márquez, os contos de Steinbeck ou o «capitão» Jorge Amado, autor que influenciou grande parte dos neo-realistas portugueses da década de 40.

Este Dispersos 1 Literatura debruça-se apenas na Literatura, embora haja menção para novos volumes que incidirão sobre Cinema, Artes Plásticas, Desporto, Ditadura e Liberdade, Lisboa, para além de contos, Crónicas, Diversões e Reportagens. Enquanto esses novos registos não são editados, eu e todos os leitores da obra de José Cardoso Pires temos aqui uma importante e rara oportunidade de ler e conhecer mais um pouco da vida do escritor.

Sem comentários:

Enviar um comentário