terça-feira, 6 de setembro de 2011

Clarice Lispector «Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres»


Nascida na Ucrânia, esta autora rapidamente se mudou para o Brasil ainda criança devido às convulsões político-sociais que decorreram no início do século passado, nomeadamente o ódio contra os judeus, religião de Clarice Lispector e de sua família. Com apenas 19 anos, a escritora edita o seu primeiro livro Perto do Coração Selvagem, ao qual se seguiu uma carreira controversa onde redigiu obras que são pilares da literatura lusófona do séc. XX, das quais se podem destacar A Paixão segundo G.H., A Maçã no Escuro ou Um Sopro de Vida, romance póstumo.

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres poderia perfeitamente incluir um ? no final do título, tal é a interrogação a que cada leitor é posto à prova na leitura desta rica obra verdadeiramente introspectiva. A autora tem a preocupação de criar apenas duas personagens e uma estória de amor em torno delas que está longe de ser uma tradicional paixão entre um homem e uma mulher, bem pelo contrário; a narrativa incide na vida de Lóri – diminutivo de Loreley -, uma jovem oriunda de uma família abastada que se muda recentemente de Campos para o Rio de Janeiro e que é professora primária. O amor da vida desta é Ulisses, um homem mais maduro em idade e experiência de vida que é professor universitário de Filosofia. A partir do momento em que se conhecem, a vida de Lóri muda drasticamente.

Lóri teve outros homens na sua vida, mas nenhum lhe tinha colocado o desafio que Ulisses lhe coloca: descobrir-se a si mesma, descobrir o que ela realmente deseja e desfrutar os pequenos grandes momentos da vida. Ulisses é metódico, muitas vezes distante e severo no que à forma como trata a jovem personagem principal diz respeito: ele põe-na à prova. Lóri é obrigada a mergulhar profundamente dentro no seu ser para descobrir quem realmente é e o que deseja fazer com Ulisses. Tal como a própria Clarice Lispector foi em vida, Lóri é complexa, sensível e muitas vezes se interroga sobre pequenos aspectos da vida: sofrer para atingir o bem-estar, sacrificar este bem-estar em troca com uma interiorização densa de uma relação séria com o amor da sua vida. Os diálogos presentes em Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres são curtíssimos e marcados por um tom rígido e ostensivamente sério, originando vários momentos de introspecção.

Lóri não pretende apenas encontrar um amor na sua vida, isso já ela teve antes. Ulisses é aquele com quem ela quer passar o resto da sua vida e com quem ela quer ter a sua primeira experiência sexual. Nesta matéria, Ulisses é paciente e frio: coloca pequenos desafios a Lóri, obriga-a a afastar-se dele durante algumas semanas até que ela ultrapasse a sua própria insegurança e medo. Apenas quando ela estiver pronta deve contactá-lo para consumarem o seu amor. Ulisses tem mais que uma mulher na sua vida – a sua própria casa o indica -, contudo, largará todas as outras companheiras assim que Lóri o informar de que encontrou o que busca incessantemente.

O processo de amar de Lóri transforma este livro numa mera aprendizagem do prazer de amar, numa descoberta do prazer ou até em ambos os casos. Clarice Lispector logrou compor uma obra importante na literatura brasileira a partir de duas personagens com uma densidade psicológica rica que compensam a quase ausência de diálogos ao largo da mesma. Descobrir a obra de Lispector é, no mínimo, altamente recomendado.

Sem comentários:

Enviar um comentário