terça-feira, 12 de abril de 2011

Bret Easton Ellis «Less Than Zero»


Bret Easton Ellis publicou, com apenas 21 anos e ainda na Universidade, o seu primeiro romance Less Than Zero em 1985. Durante a década da MTV e do conservadorismo do governo de Ronald Reagan, Ellis faz aqui uma viagem nosso vazio enquanto pessoas, ao mais puro niilismo do ser humano, ao viver o momento, esquecendo o futuro - seja isso de que forma for.

O livro é uma crítica mordaz à geração de adolescentes que cresceu nos aos 80 e que procurava entreter-se com vídeo jogos, festas, ver MTV, pornografia e drogas, sem pensar uma vez que fosse no futuro. A juventude desconexa e com falta de valores morais e culturais que vimos em As Regras da Atracção é a mesma que é aqui retratada, não fosse esse filme uma mera adaptação de The Rules of Attraction, a segunda publicação do autor. 

Clay regressa de New Hampshire para umas curtas férias de inverno em Los Angeles, onde revê a sua namorada, Blair, e reencontra os seus amigos Kim, Daniel, Trent, Rip (o seu vendedor de drogas) e Julian. Durante a sua curta estadia, Clay vai a festas, droga-se, faz sexo casual e tem flashbacks constantes do passado, de um passado onde ele, Clay, era normal e feliz. Clay e os seus amigos são filhos da elite norte-americana que domina em termos de poder económico e social, mas sem qualquer tipo de mínima noção em termos de educação adequada para os seus rebentos; uns estão separados e os filhos raramente estão com mãe e pai ao mesmo tempo, como é o caso de Clay, outros vivem num clima de constante traição matrimonial e há também aqueles pais que nunca estão por casa, pois andam ocupados a viajar à volta do mundo. 

Como referido no início, as drogas e o sexo são o prato forte do romance. Ao longo de cerca de duzentas páginas, o uso de cocaína é exaustivo e massivo. Todas as personagens do livro se drogam para se sentirem bem, para não terem de sentir ou preocupar com nada, pois afinal de contas, os pais podem-lhes comprar tudo, inclusive um hipotético futuro. Toda esta juventude vive num estado de apoplexia emocional, numa letargia que não tem cura. Clay é o único que tem consciência de que a sociedade está errada e que deve fazer algo para mudar, sem que tenha motivação para tal. Os flashbacks que nos são apresentados no livro incidem sempre na casa em Palm Springs que a família de Clay tem. Nessa casa, num passado não distante, os seus pais eram casados e viviam felizes e os seus avós ainda eram vivos. A partir da morte da avó e da separação dos pais, Clay é afectado para sempre. 

Less Than Zero é um livro algo chocante que retrata uma juventude sem qualquer tipo de valores ou objectivos na vida que possam ir para além de festas, sexo e cocaína. Na época em que saiu, foi uma obra bastante polémica (ainda o é) que dividiu a crítica literária. Não é agradável de se ler, é bastante repetitivo e cansativo. Porém, a forma que Bret Easton Ellis usa para criar imagens e ambientes são elementos suficientemente cativantes e merecedores da sua atenção.

Nota: esta crítica foi baseada na leitura da obra no seu idioma original, o inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário