sábado, 19 de fevereiro de 2011

Black Flag «Damaged»


O hardcore punk, segunda vaga do punk rock dos Ramones, Sex Pistols, Crass e outros grupos, passou pelas entidades Minor Threat, Bad Brains, Dead Kennedys ou Black Flag, citando apenas as mais famosas. Os Black Flag, da solarenga Hermosa Beach, Califórnia, foram uma das mais influentes bandas género, movendo milhares e milhares de pessoas ao longo dos Estados Unidos para assistirem aos seus concertos cheios de energia. A gravação de álbuns de grande impacto, como é o caso de Damaged, valeu-lhes o estatuto de banda de culto que têm nos nossos dias.

A década de oitenta dos Estados Unidos foi particularmente atribulada para quem não se identificava e conformava com o governo republicano de Ronald Reagan, eleito por dois mandatos seguidos de 1981 a 1989. Este autoritarismo extremista teve, no contexto musical e cultural, o hardcore punk (geralmente apelidado apenas “hardcore”) como inimigo número um, por assim dizer. A postura DIY – “do it yourself” – adoptada por quase todas as bandas de hardcore foi um dos elementos-chave para se espalhar a mensagem anti-autoritária dos grupos para os jovens, via “flyers” dos concertos e revistas que eram quase feitas à mão e impressas a preto e branco e discos que eram gravados nos próprios estúdios das bandas, sem recursos a editoras (cada banda era praticamente a sua própria editora).

Em 1976 Greg Ginn formou os Black Flag – referência à bandeira da anarquia – e, após várias trocas de membros, a formação Henry Rollins (voz), Dez Cadena (guitarra), Robo (bateria) e Charles Dukowski (baixo) gravou Damaged, gravado e lançado em 1981 pela SST Records, a própria editora de Greg Ginn. Rise Above, marcada pelo ritmo rápido e pelas guitarras com distorção acima da média – comparativamente a quase todas as outras bandas punk e hardcore punk da época - acabaria por ser a faixa do disco mais famosa e mais cantada nos concertos: “We are born with a chance / Rise above! / We're gonna rise above! / I am gonna have my chance / Rise above! / We're gonna rise above!”. Apesar de Depression, Spray Paint, Thirsty and Miserable e a grande maioria das canções imprimirem velocidade ao disco, há também espaço para o som punk rock clássico de TV Party e para Damaged I, última faixa do registo, que viria a ser o prenúncio do arrastado sludgecore, presente e mais desenvolvido em grande parte a partir do álbum seguinte, My War.

A rebeldia de uma juventude que procura ter o seu espaço e liberdade, mas que no entanto é controlada por uma sociedade e governo opressor, marca a temática ultra sarcástica de Damaged, disco este que bebe influências do “inimigo” da época do hardcore: o heavy metal (muito presente na guitarra de Ginn). 1981 foi um ano importante onde se verificam registos assinaláveis dos Dead Kennedys (In God We Trust, Inc), Minor Threat (os dois EPs Minor Threat e In My Eyes), ou D.O.A. (Hardcore ’81). Não obstante isto, Damaged é memorável, genuíno e obrigatório na discografia de todo o amante de rock.

9.5/10

2 comentários: